Ghost in the Shell - 1995


Título Original: Gōsuto In Za Sheru/Kōkaku Kidōtai
Género: Ficção Científica.
Origens: Japão.
Estúdio: Production I.G
Lançamento: 18 de Novembro de 1995.
Duração: 82 minutos.

Dirigido por Mamoru Oshii e escrito por Kazunori Ito.

"It found a voice,
now it needs a body."

Ghost in the Shell é talvez em termos internacionais o grande baluarte nipónico na afirmação do anime, enquanto aposta cinematográfica além-fronteiras.
Que digam-no os irmãos Wachowski que nele recolheram primordiais contributos para a concepção da sua obra-prima. O próprio jogo inicial com os tais "números verdes" remeter-vos-á de imediato para Matrix.
Em termos de galardões, Ghost in the Shell transcende em muito o Animation Kobe (que venceu em 1996), encontrando outros cenários privilegiados como o próprio Fantasporto onde atingiu a nomeação para melhor filme e onde venceu mesmo a categoria de Menção Especial.
Em 2010, na Empire magazine's, Ghost saíu cotada em 92º lugar na lista que divulgava os 100 melhores filmes de Cinema do Mundo.

Plot

A acção decorre no futuro, em pleno ano de 2029 onde existe a capacidade tecnológica de promover a manipulação de pessoas entrando directamente na sua psique.
A abordagem envolve em muito uma questão existencial que influencia determinantemente o curso das principais personagens, sobretudo a Major Motoko e o seu principal antagonista, o Mestre das Marionetas. O Mestre é na verdade um Hacker que rouba informações ao Governo, sendo um especialista em computorização. A Major, ao serviço da secção 9 (forças de segurança) detém um corpo tão modificado geneticamente que quase não é mais humana, restando um mar de dúvidas do seu "eu" inicial.
Ao lado de Bateau e Togusa esta agente iniciará a procura de uma verdade que em última instância, poderá encontrar um perturbador elo com o seu antípoda na charneira de uma trama que levará as próprias autoridades do Ministério a um obscuro envolvimento.

Aspectos técnicos: A dinâmica de acção no anime é muito boa, fluída e rápida mas enaltecida com os lentos rasgos necessários ao aprofundamento de um estado mais mental na trama. As transições entre os dois vectores está magistralmente configurada.
O grafismo enverga um traço assertivo e eficaz na lógica da animação e consegue fundir na perfeição os cenários mais acinzentados com os efeitos sonoros e a trilha sonora que são demarcadamente mais soturnos.

Rating. 10/10

Sem comentários:

Enviar um comentário