Darker Than Black

Título OriginalDākā Zan Burakku -Kuro no Keiyakusha - 黒の契約者

Género: Sobrenatural; Sci-fi noir; Neo-noir
Demografia: Shõjo
Autor: Tensai Okamura
Director: Tensai Okamura
Estúdio: Bones
Emissão Original: de 5 de Abril de 2007 a 28 de Setembro de 2007
Duração: 25 episódios.

Manouevering to open war!

Storyline:  Há 10 anos atrás, um território ameaçador surgiu em Tokyo, denominado Hell's Gate. Como consequência directa, o céu modificou-se e as estrelas reais desapareceram sendo substituídas por falsas. Em simultâneo, ascenderam pessoas com capacidades especiais sendo que cada uma delas enverga um poder especial único - estas pessoas passaram a ser reconhecidas enquanto Contractors e cada uma das estrelas falsas está correlacionada com cada um destes indivíduos reagindo às suas actividades. Mas a dádiva que estes receberam, determinou o seu destino como que uma maldição, mergulhando-os em secretismo e ficando-lhes inerentes duas distintas características: seres temíveis, capazes de assassinar a sangue frio e, ao mesmo tempo, seres subjugados a um preço sempre que usam os seus poderes. Esse preço é absolutamente variável e único, do mesmo modo que os seus poderes o são.
Dadas estas características, os Contractors tornaram-se numa ferramenta útil às acções das diversas instituições que nas sombras actuam - nomeadamente agências de espionagem.




A deadly rival from the past.

Crítica: Original. Pelo menos em termos de abordagem, Darker than Black prima pela diferença. O ambiente noir do qual usa e abusa sistematicamente agrada a qualquer um mais adepto desse tipo de ambiente - no qual me inscrevo. Um outro vector incide na forma como as personagens são tratadas, num cerrado escapismo sendo que os diálogos são em grande parte monótonos, frígidos, absortos e sem que isto seja necessariamente negativo - reitero que DTB tem um cunho muito específico e as personagens são deliberadamente formuladas desta forma.
As lutas decorrem com alguma dinâmica, sem contornos transcendentes. A ligeireza dos movimentos quase que nos remete ainda para um estádio humano, não extravasando em grande medida a acção apesar da existência dos Contractors. Por fim, a história salvaguarda a defesa deste anime, virtuosa em termos de enigma, vivendo de uma misteriosa aura - a qual tem tanto de abstracto na sua articulação como de inteligência. Acredito que esteja para breve uma continuação deste projecto, veremos como se sairá Darker than Black nos novos moldes.
Até lá: fica um 8, muito frígido, homenageando a coerência da série.


8/10 

4 comentários:

  1. Tem mangá de Darker than Black? Deve ter né? Ouvi dizer que iam lançar no Brasil, eu acho. Ando com preguiça de ver anime... prefiro ler mangá. Mas quem sabe um dia!

    ResponderEliminar
  2. Yeap! Tem sim! 25 volumes, creio.
    Confesso que só assisti ao anime... não li a mangá... não posso comparar se este anime foge muito à mangá ou não, mas tratando-se de Darker than Black, deve valer a pena a leitura ;)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não achei muita piada ao primeira ep. mas depois pa frente fica melhor~~ por isso tenciono vê-lo até ao fim xD

    ResponderEliminar
  4. Olá Ne-chan!
    É verdade, é uma série um pouco frigida ao início lol e acho que nunca chega a "esquentar" bem bem... mas acho que é original e até tem a sua piada... se gostas deste género de anime vais gostar seguramente :)

    ResponderEliminar