Blue Exorcist (Ao no Exorcist)

Título Original: Ao no Ekusoshisuto 青の祓魔師

Género: Comédia; acção; sobrenatural.
Demografia: Shõnen
Director: Tensai Okamura
Estúdio: A-1 Pictures
Emissão: de 17 de Abril de 2011 a 2 de Outubro de 2011
Duração: 25 episódios


"I'm not a human or a demon anymore. I have no choice but to go forward! I'll become an Exorcist!"

O Mundo em Ao no Exorcist é composto por duas dimensões: os humanos habitam em Assiah e, por outro lado, os demónios vivem em Gehenna sendo que qualquer tipo de viagem e contacto entre ambas as dimensões é impossível. 
Contudo, os demónios conseguem quebrar este princípio e muitos são os que conseguem penetrar em Assiah. Com o intuito de conter a ameaça, o Vaticano promoveu uma rede internacional de exorcistas votados a combater os demónios invasores assim como a potencial invasão do rei destes - Satan.

Satan detém uma margem de manobra restrita fora de Gehenna, uma vez que conta com o grande entrave de nenhum recipiente vivo em Assiah o conseguir suportar. Esta frustração foi quebrada por uma humana que aparentemente se tornou imune às suas chamas e que por esta mesma capacidade terá sido capaz de dar à luz dois gémeos, filhos do rei dos demónios.

Crítica: Apesar do enredo envergar uma base claramente votada ao sobrenatural e a uma aura mais pesada, a forma como a série decorre em redor dos jovens Rin e Yukio Okumura - os descendentes de Satan - pouco bebe de um ambiente mais tenso. Pelo contrário, assistimos a episódios descontraídos e juvenis onde por vezes o humor flui com maior destaque.
Confesso que após o primeiro episódio esperava por um pouco mais sobretudo ao nível da história mas até mesmo nas lutas, que pecam por escassas e pouco marcantes.

Não estou com isto a dizer que Ao no Exorcist foi uma decepção, porque de facto não o foi. Estou a falar-vos de um dos melhores animes emitidos em 2011, ou pelo menos aquele que maior adesão logrou atingir a partir do (sempre fértil) mês de Abril. E tal foi compreensível dado que se trata de um trabalho que consegue facilmente entreter os mais exigentes, contando com uma história simples mas catchy e com os campos gráficos e sonoros a responderem a um bom nível - personagens inclusive.

Mas aos mais devotos, aqui ficam as minhas desculpas pois apesar dos atributos acima enumerados, na minha óptica, Blue Exorcist não consegue ombrear em qualidade com outras séries ongoing como Naruto ou mesmo Fairy Tail.

O director Okamura não caiu no erro de gerar uma série de 12 episódios como aconteceu com Deadman Wonderland (um dos seus grandes antagonistas aquando do lançamento), mas também não soube aproveitar convenientemente o pacote de 25, ainda que por razões diametralmente opostas: encontramos demasiados episódios enfadonhos que poderiam ter levado um outro tipo de trato, isto para não insinuar mesmo que teria sido legítimo a sua supressão. É que os ditos cujos, colocados a meio da série apenas nos desgastaram e conduziram a um decrescer de interesse gradual - algo que só volta a ser retomado na última dezena de episódios.

Ao no Exorcist é um anime que não trazendo nada de novo ao Universo shõnen, consegue marcar a diferença pela sua aura rebelde e pelo fundo histórico inteligente que abarcou na sua trama.

8/10

Sem comentários:

Enviar um comentário