Grave of the Fireflies

Título Original: Hotaru no Haka 火垂るの墓

Género: Guerra; tragédia
Argumento: Isao Takahata (baseado na obra de Akiyuki Nosaka)
Director: Isao Takahata
Estúdio: Studio Ghibli
Lançamento: 16 de Abril de 1988
Duração: 88 minutos

September 21, 1945... that was the night I died. (First lines)

Sinopse - O jovem Seita e a sua irmã Setsuko são abruptamente arrancados de um modo de vida estável para um caótico cenário bélico. Esta mudança acentua-se com a morte da mãe após um bombardeamento aéreo. São então encaminhados para os familiares mais próximos mas nem tudo corre pelo melhor: acabam por se afastar e iniciam um processo de sobrevivência cujos vectores primordiais assentam apenas e tão-somente apenas na aquisição de alimento para o estômago e de um telhado para o corpo.


Crítica - Um dos melhores filmes de animação de sempre.
Não retiro uma palavra que seja ao que acabei de escrever - estamos perante uma obra cinematográfica bem arquitectada, defendida por um fundo verídico e elevada pela mestria de quem conseguiu, a cada tracejado, a cada palavra, transmitir para a plateia um turbilhão emocional de uma envergadura enorme!

Grave of the Fireflies é muito mais do que uma simples história. É o próprio retrato histórico do Japão na Segunda Guerra Mundial. É também quase que uma autobiografia de Akiyuki Nosaka, inteligentemente moldada depois por Isao Takahata.
Com todo o fundo que referi, torna-se inevitável apreender qual a GRANDE linha de força deste anime: Hotaru no haka incide no cenário caótico que é o Japão em plena Segunda Guerra Mundial mas não o faz de forma superficial, ou seja, o argumento vai ao encontro sobretudo das pessoas, das emoções, da realidade nua e crua revelando a perspectiva da Guerra de quem a sente e acima de tudo os efeitos nefastos da guerra na vida destas pessoas. 
A forma como destrói e corrói, a forma como as transforma (exemplifico com a tia de Seita e de Setsuko, a qual sofre diversas mutações - a postura inicial desta mulher é a de acolher os sobrinhos e assim os mantém enquanto estes têm alguns bens e enquanto o destino do pai destes ainda é incerto. A partir do momento em que as dificuldades em tempo de guerra apertam e também decrescem as esperanças quanto ao sucesso no confronto, a sua personalidade muda radicalmente entrando num crescendo de incompatibilidade com a presença das duas crianças na sua casa).

O carácter humano acaba assim por estar bem delineado, pelo menos na forma como em situações menos pacíficas ou mesmo de sobrevivência se acaba por converter em algo tão insensível. Seita e Setsuko chegam ao ponto de roubarem para comer e mesmo assim, quando apanhados, o perdão ou auxílio não é algo que possa facilmente ser vislumbrado. Pior, em determinados momentos Isao dá-nos a entender que as pessoas que vivem nas imediações do abrigo de guerra que acolhe Seita e Setsuko estão a par da situação precária das crianças e, mesmo assim, ninguém os visita, ninguém aparentemente se parece preocupar.


Em termos de argumento, Grave of the Fireflies (GF) é um verdadeiro terror emotivo como já atrás referi. Envolve-nos num cenário tortuoso e lentamente inverte a engrenagem de sensações começando a consumir o nosso âmago para, já perto do fim, nos arrebatar com uma dura realidade que se aproxima, que compreendemos que vai acontecer e que nada pode ser feito para a travar - como uma imensurável barreira que nos projecta num estado depressivo - ainda assim, GF é suficientemente gentil para nos limpar a alma num pranto de redenção.

Esta fina peça cinematográfica tem sim, este poder estrondoso... o de tornar cada um de nós, um Ser humano melhor.

E fá-lo precisamente esbofeteando as nossas capacidades cognitivas, obrigando-as a assimilar na perfeição o conceito de injustiça.
Em suma, Isao Takahata pegou em duas crianças meigas, infantis e inocentes e colocou-as no epicentro trágico de uma realidade sôfrega e violenta. Metaforicamente poderia mesmo ser dito que Isao efectuou o sacrifício de dois cordeirinhos, cujo sangue derramado serviu o propósito de pacificar os demónios interiores que os homens adentro contêm.

Não pensem no entanto que Seita e Setsuko são perfeitos. E é isso que ainda torna mais verosímil toda a trama - ambos estão plenamente humanizados sendo que as suas opções nem sempre são as mais correctas. 

Quanto ao grafismo e componentes técnicas contem com o nível ao qual o Studio Ghibli já nos habituou. Irrepreensível!

Muitos de vós podem neste momento indagar quanto ao valor da minha review no que toca a este anime - É verdade que não me contive nos elogios e volto a considerar este trabalho como um dos melhores que já vi até hoje (em formato cinematográfico) no mundo do Anime... todavia, este mesmo trabalho acabou por não lograr atingir uma popularidade muito elevada, pelo menos quando o comparamos a outros seus congéneres made in Ghibli

E porquê? - questionarão.

Cumpre-me então tentar explicar, sendo que a sua circunscrição pode ser facilmente tecida: Grave of the Fireflies foi lançado praticamente em simultâneo com o My Neighbour Totoro de Miyazaki e se é verdade que a um filme com valor não lhe é facilmente imposta a penumbra, a verdade é que My Neighbour Totoro além de também ser uma grande obra, tem uma essência diametralmente oposta a este Hotaru no haka - que é muito mais depressivo e que por isso mesmo terá afastado alguns sectores de audiência. 
Adicionando a este facto toda a panóplia de merchandising que esteve por detrás de My Neighbour Totoro, incluindo o sucesso que foi a comercialização das suas Action Figures, acabamos por compreender o triunfo popular de um face a outro.


No entanto, para os críticos de cinema Grave of the Fireflies não deixa de ser uma obra sem precedentes. Que o diga Roger Elbert, o primeiro crítico de cinema a ganhar o Pulitzer Prize e o qual apenas considerou Hotaru no haka como um dos melhores filmes de guerra de sempre!

Ernest Rister foi mais longe e comparou-o mesmo à Lista de Schindler (galardoado com 7 óscares pela academia) considerando: "It is the most profoundly human animated film I've ever seen".

Em fase de conclusão, aproveito para debater o título que dá mote a este filme. Grave of the Fireflies acaba por ser (pelo menos) uma tríplice metafórica:
  • O termo Fireflies acaba por estar associado aos bombardeamentos efectuados pelos pilotos Kamikaze.
  • É também uma alusão aos pirilampos em si, bem como à duração existencial dos mesmos. Denote-se que os pirilampos são um elemento constante no abrigo das crianças, constituindo um entretenimento/companhia nocturna. São ainda enterrados por Setsuko.
  • É ainda (e quanto a mim sobretudo) uma alusão à existência das próprias crianças (neste caso Seita e Setsuko).

Espero que tenham apreciado a minha review. Aproveitem para seguir as hiperligações que aqui deixei, sobretudo as de Ernest e de Roger, onde acredito que possam aprender um pouco mais sobre esta película.  Como de costume, sintam-se livres para comentar e aqui partilhar as vossas experiências e opiniões.

A quem ainda não viu Grave of the Fireflies, recomendo que o façam o mais brevemente possível. ^^

Atribuição final: 10/10

Why must fireflies die so young?

8 comentários:

  1. Hmm pela tua review já fiquei com vontade de ver o anime. A história parece-me perfeita e bem estruturada. Quando o vir, comentarei cntg o que achei ;)

    Jolly.

    ResponderEliminar
  2. Jolly Isaiah is that you? ahah
    Fazes tu senão muito bem =) Grave of the Fireflies é possivelmente o filme de anime mais rico em emoções que já vi até hoje... recomendo vivamente!

    ResponderEliminar
  3. Este anime é lindo mesmo! Adorei!

    ResponderEliminar
  4. Como eu te compreendo Dark Ania... e acho mesmo complicado alguém vir a não gostar! xD

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida, um dos melhores animes de sempre. Parabéns por esta belíssima crítica e convido-te a ler a minha (http://a35mm.wordpress.com/2010/02/28/hotaru-no-haka/).

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado Ricardo!
    Terei também muito gosto em conhecer a tua apreciação!

    ResponderEliminar
  7. Acabei de assistir ao filme e de escrever a minha crítica e lembrei-me de passar por cá. É um filme tremendo. Estamos claramente de acordo em relação à maioria dos aspetos.

    "É, com uma clarividência notável e assustadora, uma representação da guerra e das suas consequências mais real e humana do que muitas obras cinematográficas filmadas em 'live action'."

    A crítica: http://cineroad.blogspot.pt/2014/02/o-tumulo-dos-pirilampos-1988.html

    Cumps.
    Roberto Simões
    http://cineroad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Grande Roberto, já há algum tempo!
    Apraz-me saber que gostaste deste FILMÃO!
    Passarei no teu blogue para apreciar a tua crítica ;)

    ResponderEliminar