Baccano!



Título Original: Bakkãno!

Género: Aventura; comédia, fantasia.
Autor: Ryohgo Narita
Director: Takahiro Omori
Estúdio
: Brain’s Base; Aniplex.
Estreia: De Julho 26, 2007 a Novembro 1, 2007.
Longevidade: 16 episódios.



"The Vice-director doesn't talk about the possibility of him being the lead character."



Um dos principais pontos atractivos de Baccano é a constante mudança de datação... a história realmente principia-se em 1711, a bordo do navio Advenna Avis, mas para além deste ano irás assistir várias vezes ao surgimento de outros anos como 1930, 1931, 1932 e 1933 através de sucessivas transições. Tendo isto dito, torna-se lógico reforçar o conselho de que deverás mesmo estar atento ou depressa navegarás pelos sempre turbulentos mares da maionese. Sim, este ponto atractivo pode ser em determinada altura um pau de dois bicos, confesso. E esse será o primeiro factor para fazer de Baccano um anime complexo.
Mas calma, não será certamente nenhum bicho de sete cabeças e repara que a história por si só não é assim tão difícil de acompanhar. Todavia, a horda de personagens, assim como o vasto terreno para a sua interligação e o rebobinar hipersónico por entre os vários momentos históricos lançarão, acredito, um esmerado desafio às tuas faculdades para processar e organizar todas as informações e elementos emitidos.


Outro aspecto que é obviamente o grande trunfo de Baccano e que irás atestar por ti mesmo é que é tudo verdade o que é dito no primeiro episódio ... ou seja, não existe tal coisa como um protagonista na história! Na verdade, eu diria que a ter que ser um, seria sem dúvida (e numa visão abstracta), não o indivíduo mas a rede criada em torno de todo o conjunto de personagens. Sim, mais um elemento a desafiar a tua percepção do que raio se passa nesta série. (Pelo menos ao início complica).

Trama

Um grupo de alquimistas do século 18 nas suas demandas colectivas para obterem a vida eterna provocarão o invocar de um demónio. Este lhes concederá o seu desejo, ainda que submetido a algumas regras. Alguns destes novos imortais conseguirás encontrar em solo americano em plena Grande Depressão, contexto esse propício ao proliferar de inúmeros nichos de máfia, que, juntamente com o primeiro grupo enunciado, irão incrementar a dinâmica do anime vincando o fluxo da acção.
Como palco privilegiado para albergar o decorrer desta (a acção), ascende o comboio transcontinental "Flying Pussyfoot" como elemento mais centralizador. Dado que protagonista isolado não temos, ao menos conseguimos um cenário com maior relevo. ;)


Qual é o grande objectivo do script?
Eu acho que não podemos dizer de todo, que Baccano tem uma abordagem comum ... até mesmo este aspecto em linha directa não é óbvio. E talvez este mesmo factor possa explicar por que vai o "primeiro" final deste anime tão de repente quebrá-lo como uma espécie de brisa gelada - eu só posso imaginar que ele não tem que terminar, na realidade. Até o início da trama é pouco convencional e embora o alvo principal não seja tão difícil de entender ... sem nenhum caráter central, com uma bagunça total cronológica e sem qualquer definição final, é justo dizer que este anime procura descrever uma série de personalidades... o desempenho das suas conexões e como eles funcionam uns com os outros, como eles vão continuar com as suas vidas influenciando os outros e no final, depois de finalmente convergirem, eles irão, eventualmente divergir. E é isso...

Será que eu escrevi um pouco mais acima "primeiro final"? Pois é... treze episódios exibidos na TV, e o último claramente a ser definido enquanto episódio final da série. E é verdade que, para melhor ou para pior, a trama terminava ali, precisamente nos 13 e seria um pouco desnecessário arranjar mais personagens e prolongar o anime... mas a verdade é que mais três episódios foram lançados em DVD, dando um final ainda mais peculiar a esta série.



High Point: A originalidade do anime, não pelo script em si mas pela abordagem peculiar.
Down point: Mais um final que decresce a qualidade global de uma história.

Story: Eficaz, bem manobrada. - 8.5
Characters:
Voice performances (Apenas um pouco acima da média - 7.5)
Personality's construction (Muitos personagens concentrados num anime com uma longevidade muito apertada. O resultado é expressivo: nenhum personagem particularmente memorável - 8)
Design (Não é uma obra-prima mas também não poderás dizer que é desagradável - 7)
Dynamics (Não te preocupes, sem lags pelo menos - 6)
Sound:
Soundtrack
(Um pouco recorrente e em nada memorável, no entanto está bem contextualizada - 7)
Sound Effects (Average! Apenas. - 6.5)

Overall: Pode não colocar o pé enquanto uma das melhores séries que terás a oportunidade de ver mas ainda assim, será um entretenimento tasty - I can tell you that much - 7/10.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário