Neon Genesis Evangelion

Título Original: Shin Seiki Evangerion

Género: Ficção Científica; Mecha; Psicológico; Drama. Director: Hideaki Anno
Autor: Yoshiyuki Sadamoto
Estúdio: GAINAX.
Exibição Original: De 4 de Outubro de 1995 a 27 de Março de 1996.
Nº de Episódios: 26.


Neon Genesis Evangelion é considerada uma das obras primas do mundo de Anime e Manga dos anos 90. O enredo abrange variadíssimos géneros, como drama, mecha, ficção científica, acção, entre vários outros, o que lhe conferiu a original designação de "anime progressivo".

A história desenrola-se em torno de um rapaz, Ikari Shinji e o seu envolvimento com uma organização paramilitar, NERV, na luta contra seres bizarros que atacam sem motivo aparente num mundo pós apocalíptico. Para combater esses seres, denominados curiosamente de Anjos, Shinji vê-se obrigado a pilotar um Evangelion, um gigantesco e assustador mecha descrito como um "humano artificial". Ao longo de toda a série debate-se com os seus medos e traumas de abandono e relações sociais, à medida que o enredo muda lentamente de uma confusa leveza para uma complexa amálgama de ética, religião, psicologia e crua violência.

Vários momentos são descritos como "Freudianos", e é fácil compreender porquê; existem pela série a fora (especialmente nos dois últimos episódios) variados momentos de alucinação em que os personagens são dissecados mental e emocionalmente em sequências confusas e psicanalíticas. Cada um deles acaba por representar um distúrbio diferente como borderline, despersonalização ou narcisismo.

O que são os Anjos, se reais manifestações divinas, criações humanas ou alienígenas, cabe ao espectador concluir. Poder-se-à contar, no entanto, com variadíssimas formas destes bizarros seres, algumas delas um tanto quanto inquietantes.

Evangelion já contou com vários spin-offs e um OVA. Está também em curso uma re-adaptação da série em quatro filmes, dois deles já disponíveis para o público, com novas personagens e enredo final.

Por todos estes factores, Evangelion é um must see para qualquer um, não só pelas espectaculares cenas de acção, como pela representação crua e fiel do comportamento da psique humana.

Sem qualquer dúvida, leva 10 biscoitos e um copinho de leite para acompanhar!

10/10

1 comentário:

  1. Preciso de voltar a ver este anime. Muita papinha para o intelecto. É uma daquelas séries que pedem e ordenam repetidos visionamentos.

    P.S.: quando, pela primeira vez, vi Evangelion, foi de penalty. Começei a ver de manhã e acabei à noite. O meu cérebro estava quase em estado de decomposição. But it was worth it! *thumbs up*

    ResponderEliminar