Wolf's Rain

Título Original: Urufuzu Rein

Género: Aventura; Pós-apocalíptico; Sobrenatural.
Director: Tensai Okamura
Escrito por: Keiko Nobumoto
Estúdio: Bones.
Lançamento: De 6 de Janeiro de 2003 a 25 de Fevereiro de 2004.
Duração: 30 episódios (4 adicionados à posteriori).

"There's no such place as paradise...
At the ends of the earth, there's nothing at all.
No matter how far you walk, the same road just keeps going on and on.
But in spite of that...
Why am I so driven to find it?
I hear someone's voice calling to me...
It says: Make your way to Paradise!"



História

Um mundo mergulhado no caos, onde a esperança existe enquanto um pálido conceito.
Todos os ambientes encontram-se encobertos por um cinzento profundo, ruinoso ou então por um amargo branco. O frio, as ruínas e toda uma decadência implícita adornam as cidades de Wolf's Rain. Cidades onde os humanos vivem divididos na sequência de várias dissensões. Estes, nomeadamente, subsistem em duas castas: os nobres e os comuns.
Os nobres mais poderosos vivem os seus dias mergulhados em guerras privadas dando margem de expansão a um modelo oligárquico, no qual o poder militar assegura a vanguarda.
Dentro deste cenário animador encontramos o conceito de Paraíso enquanto o grande baluarte existencial dos protagonistas da história... os quais procuram um Paraíso bem mais real e concreto do que o forjado pelos ideais religiosos e imaginários da nossa sociedade.

Bem, estes protagonistas são de certo modo diferentes daquilo que estamos habituados a encontrar num anime. Na verdade, eles são lobos.
Lobos que neste mundo de despojos são encarados pelo Homem enquanto raça mítica (devidamente extinta) mas que de algum modo encontraram os meios para subsistirem. Um deles garantidamente curioso - aos nossos olhos, os lobos terão duas pernas e dois braços, tronco e membros regulares. Vulgo, eles tomaram a si a aparência humana sendo este processo de camuflagem eficaz na sua luta pela sobrevivência.
Poder-se-á também dizer que a matilha de lobos que se formula ao longo da série sob forma humana, consegue ser por vezes mais humana do que os próprios humanos - sem dificuldades de maior, na verdade - Um interessante facto que de algum modo pode conter em si algum espectro de foro mais satírico.
Uma outra problemática presente acaba por circundar a opção do lobo em destituir-se da sua real forma, não olhando aos valores morais de forma a levar avante a própria vida. Este problema colocará em aceso rivalidades e perspectivas mais antagónicas que aos poucos dotarão Wolf's Rain de uma cobertura apelativa.

Já aqui referi a existência explícita de duas raças.
Preparem-se então para lidarem com uma terceira e, quanto a mim a mais enigmática raça: a Flower Maiden. Uma dama com um elo muito forte para com a natureza e com um passado partilhado pelos lobos em alguns segmentos existenciais. Esta Flower Maiden será ainda a derradeira chave que possibilita a concretização dos objectivos primários das várias forças em querela.
Neste sentido, torna-se lógico admitir que o epicentro da trama envolve esta dama de flor: todos a perseguem e todas a querem. Esta é realmente o verdadeiro motor que impulsiona e direcciona toda a história.

Estes dados resumirão particularmente bem a matriz de Wolf's Rain.
O argumento é simples e directo: os lobos, de algum modo conectados com as Flower Maiden, lutam pela localização destas enquanto em simultaneidade os humanos procurarão satisfazer desígnios mas ambiciosos e egoístas.
O cruzar destas três peças concede-nos um interessante jogo de xadrez. Para mim e, apesar da simplicidade do script, não deixo de considerar a abordagem no mínimo original e refrescante.

Numa interpretação mais profunda, este trabalho joga muito com o conceito de amizade elevando-o enquanto uma vitória, uma conquista que ganha forma através da reunião de tão solitárias e independentes personagens (os lobos) unindo-as o desejo de percorrerem o mesmo caminho.
Juntos serão capazes de enfrentar as sucessivas armadilhas e os vários inimigos (pelo menos até determinado ponto). Ainda assim, enquanto a amizade triunfa, o parente amor falha na obtenção de semelhantes resultados.

Relativamente aos componentes técnicos de Wolf's Rain, estes são medianos quanto a mim, nunca logrando menos do que um 7 nem mais do que um 8.
O grafismo e os perfis das personagens parecem seguir uma linha muito pró-americana... quanto ao primeiro aspecto, o traço deste anime está muito longe de ser um dos mais aliciantes decorrendo o mesmo com o script (original mas muito superficial).
Já a OST tem momentos de agradável interesse (não tanto pela qualidade sonora mas sem dúvida pela abordagem efectuada). E digo isto pois é raro termos em mãos um anime onde de súbito surge uma música em inglês... em italiano ou, imaginem, em português! Mesmo este simples pormenor vem de certa forma atestar o que já atrás afirmei - Wolf's Rain procura uma aproximação muito demarcada ao Ocidente. Isto também ajudará a explicar como conseguiu a versão inglesa ser tão fiel à versão original de WR (o trabalho já estava à partida, facilitado).

Ponto Alto: O final está realmente encantador.

Ponto Baixo: Mesmo a meio, por volta do 17º episódio terão de ser pacientes com os 4 recaps (episódios de recapitulação). Quanto a mim desnecessários. O caminho percorrido pelos lobos também acaba por ocupar mais tempo do que o realmente devido. Aspectos que contribuem para um ligeiro decrescer da qualidade presente nesta obra de animação.

Rating - 7/10

Sem comentários:

Enviar um comentário