Género: Drama; Acção; Mecha
Autor: Yõsuke Kuroda
Director: Seiji Mizushima
Estúdio: Sunrise
Emissão Original: de 6 de Outubro de 2007 a 29 de Março de 2009
Duração: 50 episódios.
Rebirth Begins Through Destruction.
História: Gundam 00 centra-se num planeta Terra futurista, apetrechado do melhor equipamento tecnológico mas ainda assim intrínseco a uma cruel realidade tão característica do ser humano - o factor bélico, onde a guerra e a injustiça social ascendem enquanto marcos flagrantes.
Antecipando a rotina cíclica da humanidade, um visionário maquinou um plano de longo prazo, cuja intenção primordial subscreve a ambição de unificar a humanidade e findar de uma vez por todas com todos os desequilíbrios civilizacionais que nestam impossibilitam uma contínua e equitativa harmonia. Herdeira destes desígnios, surge no panorama mundial uma Organização paramilitar de índole interventiva denominada Celestial Being, enfrentando imediatamente os três grandes blocos políticos que dominam o mundo - a guerra doravante será severamente sancionada com uma outra guerra.
Crítica: A Sunrise, apostada em dominar uma vez mais o mundo do anime configurou um plano infalível: deu asas a um processo fusionista que envolveu 2 elementos de avultado peso. Em primeiro lugar deu continuidade ao arrebatador sucesso de Code Geass colando em toda a linha a matriz de um argumento perfeito e, em segundo lugar, apostou na sétima reincarnação de Mobile Suit Gundam (uma das séries de maior sucesso deste estúdio senão mesmo a maior).
O plano era objectivo e seguro, contando desde logo com a qualidade gráfica excepcional da Sunrise assim como todos os aspectos técnicos colocados ao mais alto nível. Todavia, a rotação do protagonismo centralista de Lelouch para um conjunto de múltiplos personagens cuja vanguarda é liderada por Setsuna F Seiei (um emudecido rebelde mutilado pela própria consciência) não logrou obter o efeito desejado - a qualidade decresceu não beneficiando também de um argumento demasiado próximo da linha utilizada em Geass sendo que nunca poderei empregar a palavra "original" para caracterizar o argumento de Gundam 00.
Ainda assim a qualidade geral deste anime depressa nos faz esquecer demais vínculos e repetições, absorvendo-nos em mais um duelo épico e genialmente canalizado onde o nosso entusiasmo cresce com o avançar dos episódios.
Não é portanto com estranheza que a Sunrise tenha mantido o sucesso no Anime Grand Prix, tornando-se Gundam 00 no sucessor triunfalista de Code Geass. Quanto a mim, posso dizer aquilo que já é óbvio para os que leram esta publicação até este exacto momento: Mobile Suit Gundam 00 é absurdamente perfeito... não fosse a existência prévia do monstro fantástico que foi o seu antecessor e ao qual muito se colou.
10/10
Li que essa série foi considerada uma das melhores no ano passado. Mas Gundam é sempre tudo igual. Sempre. Mechs, guerras, políticas, protagonista new type rebeldezinho, e um cara loiro mascarado XD~
ResponderEliminarLi que vai ter continuação de Code Geass.
Sim, foi mesmo, como de costume... se reparares nos vencedores do Anime Grand Prix irás encontrar Gundam por várias vezes... Gundam 00 é a sétima reincarnação da série lol.
ResponderEliminarQuanto a Code Geass já tinha ouvido que iam mesmo avançar com uma continuação... nem sei o que esperar... a série terminou de forma perfeita! Não me parece fazer sentido elaborarem uma terceira temporada mas vamos ver no que dá... =\
COMENTARIO SPOILER DE C.GEASS:
ResponderEliminarNÃO ACABA QUANDO O LELOUCH MORRE?