Mobile Suit Gundam 00

Título OriginalKidõ Senshi Gandamu Daburu O 機動戦士ガンダム00

Género: Drama; Acção; Mecha
Autor: Yõsuke Kuroda
Director: Seiji Mizushima
Estúdio: Sunrise
Emissão Original: de 6 de Outubro de 2007 a 29 de Março de 2009
Duração: 50 episódios.

Rebirth Begins Through Destruction.

História:  Gundam 00 centra-se num planeta Terra futurista, apetrechado do melhor equipamento tecnológico mas ainda assim intrínseco a uma cruel realidade tão característica do ser humano - o factor bélico, onde a guerra e a injustiça social ascendem enquanto marcos flagrantes. 
Antecipando a rotina cíclica da humanidade, um visionário maquinou um plano de longo prazo, cuja intenção primordial subscreve a ambição de unificar a humanidade e findar de uma vez por todas com todos os desequilíbrios civilizacionais que nestam impossibilitam uma contínua e equitativa harmonia. Herdeira destes desígnios, surge no panorama mundial uma Organização paramilitar de índole interventiva denominada Celestial Being, enfrentando imediatamente os três grandes blocos políticos que dominam o mundo - a guerra doravante será severamente sancionada com uma outra guerra.





Crítica: A Sunrise, apostada em dominar uma vez mais o mundo do anime configurou um plano infalível: deu asas a um processo fusionista que envolveu 2 elementos de avultado peso. Em primeiro lugar deu continuidade ao arrebatador sucesso de Code Geass colando em toda a linha a matriz de um argumento perfeito e, em segundo lugar, apostou na sétima reincarnação de Mobile Suit Gundam (uma das séries de maior sucesso deste estúdio senão mesmo a maior).
O plano era objectivo e seguro, contando desde logo com a qualidade gráfica excepcional da Sunrise assim como todos os aspectos técnicos colocados ao mais alto nível. Todavia, a rotação do protagonismo centralista de Lelouch para um conjunto de múltiplos personagens cuja vanguarda é liderada por Setsuna F Seiei (um emudecido rebelde mutilado pela própria consciência) não logrou obter o efeito desejado - a qualidade decresceu não beneficiando também de um argumento demasiado próximo da linha utilizada em Geass sendo que nunca poderei empregar a palavra "original" para caracterizar o argumento de Gundam 00.

Ainda assim a qualidade geral deste anime depressa nos faz esquecer demais vínculos e repetições, absorvendo-nos em mais um duelo épico e genialmente canalizado onde o nosso entusiasmo cresce com o avançar dos episódios. 
Não é portanto com estranheza que a Sunrise tenha mantido o sucesso no Anime Grand Prix, tornando-se Gundam 00 no sucessor triunfalista de Code Geass. Quanto a mim, posso dizer aquilo que já é óbvio para os que leram esta publicação até este exacto momento: Mobile Suit Gundam 00 é absurdamente perfeito... não fosse a existência prévia do monstro fantástico que foi o seu antecessor e ao qual muito se colou. 


10/10

3 comentários:

  1. Li que essa série foi considerada uma das melhores no ano passado. Mas Gundam é sempre tudo igual. Sempre. Mechs, guerras, políticas, protagonista new type rebeldezinho, e um cara loiro mascarado XD~
    Li que vai ter continuação de Code Geass.

    ResponderEliminar
  2. Sim, foi mesmo, como de costume... se reparares nos vencedores do Anime Grand Prix irás encontrar Gundam por várias vezes... Gundam 00 é a sétima reincarnação da série lol.

    Quanto a Code Geass já tinha ouvido que iam mesmo avançar com uma continuação... nem sei o que esperar... a série terminou de forma perfeita! Não me parece fazer sentido elaborarem uma terceira temporada mas vamos ver no que dá... =\

    ResponderEliminar
  3. COMENTARIO SPOILER DE C.GEASS:
    NÃO ACABA QUANDO O LELOUCH MORRE?

    ResponderEliminar