Os Rostos do Anime - Hideaki Anno

Hideaki Anno será para muitos Otakus um verdadeiro Senhor! E, certamente, não serei eu a contestar semelhante termo uma vez que não posso deixar de subscrever a minha admiração e louvor pelo trabalho deste homem.

Nascido a 22 de Maio de 1960 na cidade de Ube, Anno atravessou uma série de etapas académicas como qualquer um de nós mas desde muito cedo lhe foi reconhecido potencial nas artes gráficas - muito devido ao seu interesse - o qual encontrou expressão precoce em pequenos filmes para festivais de cultura japonesa.

A carreira no entanto só adquiriu outros contornos quando Anno ingressou na Universidade de Artes de Osaka, sendo que depressa conseguiu trabalho enquanto animador na série de anime The Super Dimension Fortress Macross (1982/1983) - na altura uma série de grande popularidade. 
Todavia um pequeno revés conduziria Anno à expulsão de Osaka: desdobrando-se em múltiplos projectos como DAICON III e IV Opening Animations, depressa a Universidade decresceu nas suas prioridades, o que teve como consequência a sua expulsão da instituição, presumivelmente pela falta de pagamento das propinas.

Enquanto freelancer, partiu à conquista de Tokyo e seria neste novo palco da sua vida que Hideaki Anno deixaria de uma vez por todas o anonimato, ao lado de Hayao Miyazaki, trabalhando na animação de um gigante da altura: Nausicaa of the Valley of the Wind! A etapa foi fortuita como tantas coisas o são na vida - detendo poucos animadores, o estúdio publicou na Animage um anúncio onde era nítida a extrema necessidade de encontrarem rapidamente animadores para o projecto em curso. Hideaki aproveitou a oportunidade para apresentar a Hayao Miyazaki os seus desenhos, o que lhe valeu a contratação e o reconhecimento de Hayao.

Estávamos em Dezembro de 1984, quando surgiu então a Gainax, estúdio onde Hideaki Anno (co-fundador) se tornou num director de animação. Royal Space Force: the Wings of Honneamise (1987) teve o seu cunho e daqui a uma nova estapa foi um pequeno salto - em 1988 já Hideaki Anno era o grande realizador da Gainax abarcando para si a maioria dos projectos do estúdio como Gunbuster (1988) ou o grande sucesso Nadia: The Secret of Blue Water (1990-1991).

Seguiu-se a Nadia um dos piores momentos na carreira de Hideaki Anno - uma depressão que durou 4 anos e a qual conduziu a um latente decrescer da sua influência nos projectos do estúdio e mesmo a um muito apertado controlo criativo. Dizem que grandes males vêm por bem... e talvez este ditado popular se aplique que nem uma luva à carreira deste homem - Neon Genesis Evangelion (1995-1996) deixaria a sua marca para sempre no mundo do anime e em grande medida, a trama, o traço, as personagens e demais componentes psicológicas beberam da depressão de Anno.

Hideaki adquiriu novas perspectivas e durante a produção do mítico Evangelion acabaria por se desencantar com o modo de vida do otaku japonês, considerando-o uma forma de autismo. Talvez por esta razão, o design (e mesmo o argumento da série) entrou num processo de distopia, elevando-se um ambiente mais negro e psicológico objectivando Hideaki expor as pessoas (o mais novas possíveis) à realidade da vida. A própria narrativa tradicional, lógica, acaba por ser abandonada com os últimos dois episódios a decorrerem dentro da mente do protagonista.

A irreverência de Anno no final de Evangelion levou-o em simultâneo ao Inferno e ao Paraíso - enquanto uns congratulavam-no, outros chegaram mesmo ao ponto de lhe enviar cartas ameaçadoras, condenando-o por ter destruído a série nos últimos episódios. De uma forma ou de outra, Neon Genesis Evangelion transformou-se num verdadeiro fenómeno de popularidade!

Hideaki Anno voltou-se então para novos projectos como Kareshi Kanojo no Jijõ ou Love & Pop (1998); Shiki-Jitsu (2000); Cutie Honey e Funky Forest (2004), arrecadando vários prémios no entretanto. Evangelion voltou a surgir na sua carreira logo após, 2006, anunciando a Gainax a produção de quatro filmes (o primeiro seria lançado no Verão de 2007).

Todavia, em Outubro do mesmo ano, Hideaki Anno abandonaria a Gainax.

Filmografia:

Director

Gunbuster (1988) 
Kare Kano (His and Her Circumstances) (1998) 
Love & Pop (1998) 
Ritual (2000) 
Cutie Honey (2004) 

Storyboards

Gunbuster (1988) 
Kare Kano (His and Her Circumstances) (1998) 
Diebuster (Gunbuster 2; 2004–2006) 
Sugar Sugar Rune (2005–2006) 

Animator

Macross (1982–1983) 
Birth (1984) 
Urusei Yatsura (Episode 133) (1984) 
Royal Space Force: The Wings of Honneamise (1987)
Dangaioh (1987) 
Grave of the Fireflies (1988)
Gunbuster (1988) 
Madox-01 (1988) 
Crimson Wolf (1993) 
Macross Plus (1994) 
Sugar Sugar Rune (2005–2006) 

Actor

Return of Ultraman (Parody) (1983), (Ultraman) 
FLCL (2000), (voice of Miyu-Miyu, uncredited) 
Magical Shopping Arcade Abenobashi (2002), (cameo role in Episode 12, uncredited) 
Cutie Honey (2004), (office worker) 
The Taste of Tea (2004), (cameo, anime director) 
Koi no Mon (Otakus in Love) (2004), (cameo) 
Funky Forest (2004), (actor) 
Nihon Chinbotsu (2006), (actor) 
Welcome to the Quiet Room (Quiet room ni yôkoso) (2007), (doctor) 

Other

Kantoku Shikkaku (2011), producer 

2 comentários:

  1. Viva!

    Desconhecia esta depressão que Anno teve. E após ficar a saber, consigo, de certa forma, perceber melhor a série Evangelion.

    Quer dizer, penso que a sua depressão teve uma influência direta na história e acho que até devemos agradecer a Anno tr passado por tão terrível momento na sua vida. Se calhar sem ele, não teríamos uma das melhores série de anime de sempre.

    Vi muito recentemente os dois novos filmes e achei-os bons, mas fica o aviso para os fãs que a história começa a levar um novo rumo...

    Se me é permitido deixo aqui o link para o que escrevi acerca: http://a35mm.wordpress.com/2012/01/08/evangerion-shin-gekijoban-jo-evangelion-shin-gekijoban-ha/

    ps: descobri agora o site através do grupo bloggers inéfilos do Facebook, e estou a gostar bastante.:)

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  2. Sê muito bem-vindo Ricardo!

    É verdade, acredito que na maioria das vezes a inspiração e as grandes ideias que esta transporta, apenas nos sorri quando atravessamos algum tipo de experiência importante ou, mais facilmente, quando atravessamos determinados períodos emotivos - quer bons quer maus.

    Pelo menos falo por mim quando digo que a tristeza tem aspectos positivos na medida em que me sinto mais inspirado neste estado do que no estado propriamente dito normal.

    E talvez tenha decorrido o mesmo com Hideaki Anno - se assim foi então concordo contigo (por pior que isto possa soar) - caso contrário não teriamos hoje Evangelion como o conhecemos!

    Fico obviamente contente com a tua descoberta. Espero que me continues a acompanhar daqui para a frente ;)

    E vou aproveitar para visitar o teu espaço e ler o texto que me recomendaste!

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